
Pelo menos 27 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas nesta terça-feira (8), quando o teto de uma famosa casa noturna desabou na República Dominicana, onde serviços de emergência buscavam sobreviventes. Socorristas vasculhavam os escombros da boate Jet Set em Santo Domingo.
O teto caiu durante uma apresentação do cantor de merengue Rubby Pérez, cujo paradeiro é desconhecido. “Foi totalmente instantâneo”, disse seu empresário, Enrique Paulino, que sobreviveu. “Achei que fosse um terremoto, então me joguei no chão e cobri minha cabeça”. “Um dos nossos saxofonistas morreu. Tentamos chegar ao local onde Rubby estava, mas os destroços eram grandes demais”, disse.
Dezenas de pessoas se reuniram no local e em frente aos hospitais, em busca de notícias de parentes que estavam na festa. “Oh meu irmãozinho!” disse Ana Lorenzo, 39 anos. Seu irmão, Paulino Lorenzo, está entre os mortos. “Está confirmado agora. Eles me ligaram esta manhã por volta das 9h… Meu Deus, que golpe!”.
O diretor do Centro de Operações de Emergência (COE), Juan Manuel Méndez, atualizou o número de mortos para 27. Há “134 transferências, o que equivale a 150 ou 160 pacientes que foram levados para diferentes centros”. “Muitos saíram por conta própria antes que a estrutura desabasse”, acrescentou.
Mais de 370 socorristas com dezenas de ambulâncias trabalham nas buscas. As autoridades criaram bancos de sangue para receber doações. “Nos concentramos nas pessoas que conseguimos resgatar com vida porque foram ouvidas implorando por ajuda”, disse Méndez mais cedo.
Entre os mortos está a governadora da província de Monte Cristi, Nelsy Cruz. “Morreu na Plaza de Salud”, hospital público da capital, disse o presidente Luis Abinader, que foi até a área do desastre.