A programação inclui shows musicais, rodas de conversa e até mesmo a estreia de um festival pelo clima
No Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, promove e apoia eventos dedicados à data comemorativa que, a partir de 2024, passa a ser feriado nacional. A programação variada inclui shows musicais, rodas de conversa e até mesmo a estreia de um festival pelo clima.
O Circuito Reggae Amazonas está de volta aos palcos com um evento nesta quarta-feira (20/11), às 15h, pelo o Dia Nacional da Consciência Negra, na Praça do Congresso, no Centro de Manaus, com o evento “Reggae Consciência”.
Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o evento marca a retomada das atividades para fortalecer o reggae e suas raízes na cidade de Manaus. Na programação, shows ao vivo com bandas de reggae, feira criativa, entrega de mudas, maracatu e capoeira para celebrar a herança da cultura negra no Brasil.
Reflexão e diversão
Também nesta quarta-feira (20/11), a partir das 15h, em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Humilitas Produções realiza o evento “Negro Consciente”, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A programação inclui palestras, rodas de conversas e muitas atrações para o público refletir e também se divertir, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), com entrada gratuita.
Amyipaguana
Ainda em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a exposição “Amyipaguana Ancestralidade Presente” realiza sua estreia como parte da programação da quarta edição da Mostra Amyipaguana de Cultura Popular. A exposição fica em cartaz no Centro Cultural Palácio Rio Negro, 21 de novembro a 31 de dezembro.
As obras, com a temática da Cultura Negra, envolvem 12 fotógrafos, com cada profissional expondo duas fotos impressas em preto e branco. Os fotógrafos envolvidos são: Anadarilha, Alex Borja, Anderson Brasa, André Cavalcante, Jéssica Oliveira, Mariana Rebouças, Michell Mello, Ricardo Balby, Selma Carvalho, Pedro Marinho e Phil Limma. A curadoria é assinada por Rafaela Fonseca da Silva, Andarilha e Jessica Oliveira.
Até o Tucupi
Iniciando sua programação, que se estende entre os dias 20 e 30 de novembro, o “Festival Até o Tucupi – Festival pelo Clima” dedica as atividades de seu primeiro dia à celebração do Dia da Consciência Negra.
O Coletivo Pererê realiza a segunda edição do “Decolonia Santo Antônio”, unindo tradição e cultura urbana em um evento de resistência cultural. Com atividades para jovens e crianças, a ação celebra raízes afro-indígenas e discute a crise climática e o racismo ambiental.
As atividades incluem oficinas e brincadeiras, contação de histórias, Cine Decolonina, slam e batalha de rima, show e exposição de grafite. A programação tem início às 15h e segue até 20h na rua Pinheiro, no bairro Colônia Santo Antônio.