Durante as fiscalizações em combate a crimes ambientais, os agentes da base fluvial Arpão apreenderam máquinas e embarcações envolvidas em extração ilegal de minério. O material está avaliado em R$ 1,805 milhão. A ação ocorreu na manhã do domingo (18/07), na comunidade Costa da Jussara, próximo ao município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
Segundo o relatório policial, os agentes estavam realizando patrulhamento no local quando avistaram a prática ilícita. Um homem de 55 anos se identificou como proprietário das máquinas. Ele foi conduzido para a delegacia do município para prestar depoimento. No local, foram apreendidos um empurrador, uma balsa e uma draga, além de 50 metros cúbicos de areia.
Os procedimentos foram realizados e encaminhados para o Poder Judiciário, responsável por estipular o valor da multa pelo crime ambiental.
Base Arpão – Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a unidade tem atuação integrada de efetivos das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal, Força Nacional e Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.