Modificações na Lei do Fust, que beneficia escolas públicas e comunidades distantes do Brasil, foram aprovadas na Câmara dos Deputados.
Em votação no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta segunda-feira, 9, o deputado federal Sidney Leite (PSD) se manifestou favorável ao projeto de lei 1481/07, oriundo do Senado, em que modifica o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust), permitindo que recursos arrecadados neste fundo sejam investidos em telefonia móvel e internet e, não somente na telefonia fixa, como previa os investimentos.
A mudança nas regras do Fust vai possibilitar que a internet banda larga chegue aos rincões mais distantes do país e isolados, como regiões da Amazônia, por exemplo, além de ser direcionado à escolas públicas e rurais de todo o Brasil.
“Com essa modificação, vai melhorar os serviços de saúde, educação e o serviço público de modo geral, permitindo à população melhor acesso à comunicação”, endossou Sidney Leite.
O Fust arrecada, anualmente, cerca de R$ 1 bilhão e possui um caixa de em torno de R$ 21,8 bilhões que pouco foram usados na expansão das telecomunicações do país. A matéria vai retornar ao Senado para nova votação devido às mudanças sofridas na Câmara dos Deputados.