🫱🏼🫲🏽 Visando unificar, construir e colaborar para a promoção de políticas públicas socioambientais se reuniram no dia 10 de Abril de 2024, na sede do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM, lideranças representantes de movimentos, entidades, órgãos governamentais e organizações de diversos setores relacionados à causa social e ambiental 🌳🫧🌦️🏞️ na capital e no interior do Amazonas.
✅ Este encontro tem como objetivo promover o diálogo, a ação e reflexão socioambiental coletiva, agregando as mais diversas bandeiras e representatividades nesta coalizão pela vida, povos, comunidades, rios e florestas.
✳️ Joel Araújo – Superintemte do IBAMA no Amazonas, ressaltou a importância da organização assertiva e afirmou que não se deve utilizar o movimento para fins políticos pessoais. Ele propôs a formação de uma comissão responsável pela elaboração do estatuto e pela escolha da diretoria da nova entidade que vai representar os direitos e anseios coletivos, denunciar os crimes ambientais e propor soluções efetivas para o tema mais importante do século 21: a sustentabilidade do Planeta.
💪🏼 A comissão de instituição e estatuto, capitaniada por Joel Araújo, será composta por diversos ativistas e terá uma gestão compartilhada com responsabilidades distribuídas coletivamente.
Durante a reunião, foi ressaltado que a organização é fundamental para obter resultados concretos em relação às demandas e pautas ambientais. Além disso, foi destacada a importância de apoiar outras entidades e projetos, como o fórum das águas e os trabalhos relacionados à reciclagem.
A criação dessa nova entidade visa fortalecer as ações ambientais, agregar forças e buscar soluções sustentáveis para os problemas da cidade e do estado. A próxima etapa será a leitura e aprovação do estatuto, seguida da eleição da diretoria definitiva.
A proposta recebeu apoio dos presentes, que concordaram em dar suporte às pessoas envolvidas com reciclagem e projetos de reparação e conservação ambiental. A Comissão pretende atuar nos próximos 3 meses para concluir os processos legais e instituir a nova entidade de representação dos coletivos envolvidos.