Com o objetivo de identificar as melhores práticas na reabilitação e atendimento direcionado para pessoas com sequelas da Covid-19, profissionais da área da saúde da Prefeitura de Manaus realizaram, esta semana, uma visita técnica às instalações de serviços de referência na cidade de São Paulo (SP). A equipe iniciou o trabalho na última segunda-feira, 19/10, e encerrou nesta sexta-feira, 23/10.
Segundo a subsecretária de Gestão da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Adriana Elias, foi possível conhecer a estrutura e fluxo de atendimento dos principais serviços de referência em reabilitação e pós-atendimento de pacientes com Covid-19 na capital paulista. “Esse é o início de um trabalho que a Semsa iniciou para conhecer experiências mais bem-sucedidas desenvolvidas nessa área, considerando que a Covid-19 é uma doença nova, que produziu demandas diferenciadas na rede de saúde”, explicou Adriana Elias.
Além da subsecretária Adriana Elias, a equipe da Semsa que visita o Estado de São Paulo é formada pelo fisioterapeuta Rogério Olmedija, da Rede de Atenção da Pessoa com Deficiência, e o médico Mauro Magaldi, coordenador da Residência de Medicina e Família.
“Com a pandemia da Covid-19 e suas consequências multissistêmicas apresentadas nos indivíduos que desenvolveram sequelas, é preciso a readequação e implantação de serviços multiprofissionais na área da reabilitação. A meta da nossa equipe é conhecer o trabalho feito em serviços pioneiros e que possa ser adequado à realidade em Manaus, garantindo melhor atendimento à população”, afirmou Adriana Elias.
Entre as instituições visitadas pela equipe da Semsa, está a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, integrante do Hospital das Clínicas / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMusp), do Governo do Estado de São Paulo / Instituto de Medicina Física e Reabilitação HC FMusp da Vila Mariana, Morumbi, Umarizal, Lapa e Clínicas.
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa