
Instituições planejam integrar ações que promovam a produção de tecnologia para a defesa nacional
A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) deu mais um passo para fortalecer as parcerias estratégicas junto ao Exército Brasileiro. Nesta terça-feira (25/3), o diretor da unidade, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, recebeu o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Costa Neves, para avançar nas tratativas para iniciativas conjuntas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Durante o encontro, o diretor apresentou ao comandante e sua comitiva a infraestrutura e potencialidades da escola e seus diferentes laboratórios e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) mantidos com o Polo Industrial de Manaus (PIM). Esta é uma das três frentes de trabalho em desenvolvimento na EST/UEA junto ao Exército, que incluem um termo de cooperação técnica com o Instituto Militar de Engenharia (IME).
“Em nome do reitor André Zogahib, agradeço ao Comandante Militar da Amazônia pela disposição de vir pessoalmente à EST conhecer nossas expertises e avançar no diálogo sobre parcerias que reforcem o papel da UEA no desenvolvimento científico e tecnológico da nossa região. Somar forças com o Exército é fundamental para superar desafios e resguardar a nossa soberania e biodiversidade a partir da inovação”, afirmou o diretor.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, reforça a importância da parceria.”O papel da UEA no âmbito da inovação tecnológica se une ao CMA de forma incondicional para o Amazonas. As forças armadas sempre buscaram melhorias e parcerias com a nossa universidade. É um momento de mostrar à população do nosso estado que, dessa forma, com a junção de conhecimentos, são desenvolvidos projetos que moldam a forma de enxergar a tecnologia”, disse o reitor.
Para o general Costa Neves, a visita serviu para constatar o potencial de futuras ações conjuntas em diversos campos de CT&I. “Hoje, o CMA está muito feliz e satisfeito com esta oportunidade que pode, sem dúvida nenhuma, abrir muitas portas e possibilidades de parcerias. Meus cumprimentos ao diretor Jucimar pela gama de conhecimento, pesquisa e qualidade de estudos que são feitos aqui na EST e que, realmente, orgulham a todos nós da Amazônia”, declarou.
Na comitiva do CMA, também estiveram presentes o diretor-executivo do Conselho de Indústria da Defesa da Amazônia (Condefesa), general Omar Zendim; o responsável pelo escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA), coronel veterano Amaral Filho; e o comandante do 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (1º B Com GE Sl), tenente-coronel Regueira.
A lista prossegue com o comandante do 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO), tenente-coronel Daniel; representantes do Centro de Adestramento Amazônia (CA Amz) e do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx); além do CEO da empresa Fama Tech, Alexandro da Silva.
Frentes de trabalho
Em novembro do ano passado, a UEA firmou um termo de cooperação técnica com o IME, vinculado ao Exército Brasileiro, para esforços acadêmicos, técnicos e científicos, e compartilhamento de infraestrutura. Desde então, a universidade, por meio da EST, e o instituto trabalham para desenvolver projetos em conjunto.
Em janeiro deste ano, a convite do Exército, a direção da EST viajou a Brasília (DF) para participar do “Intercâmbio de Conhecimentos e Estudo de Trabalhos em Parceria”, no Forte Caxias, Quartel-general do Exército. O evento foi promovido pelo chefe de Comando, Controle e Informação (C²I), do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), general de divisão Washington Rocha Triani.