O seminário de caráter interdisciplinar acontece em Manaus, de 26 a 28 de novembro
Estimular um espaço de debate que permita a construção de novos olhares sobre as violências praticadas contra crianças e adolescentes na Amazônia brasileira é o objetivo de evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), edital nº 001/2024.
O simpósio “Violências e Direitos Humanos: a realidade de crianças e adolescentes na Amazônia” acontecerá em Manaus, de 26 a 28 de novembro, no Auditório Rio Solimões e em outras dependências do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A estimativa é da participação de 200 pessoas do Amazonas e de demais estados.
O evento, coordenado pela pesquisadora Roberta Justina da Costa, doutora em Serviço Social e membro do Grupo de Pesquisa em Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra), visa debater sobre os tipos de políticas e medidas a serem tomadas para a proteção integral das crianças e adolescentes na Amazônia como um trabalho coletivo, um dever da Sociedade e do Estado.
“É preciso dar visibilidade ao tema proposto no sentido de desmistificar conceitos e aspectos sobre violências contra crianças e adolescentes. E ainda fomentar a produção de pesquisas e ações interventivas sobre prevenção e enfrentamento”, afirmou.
Em sua primeira edição, o evento de caráter interdisciplinar irá discutir os possíveis caminhos que contribuam para a elaboração de um sistema de garantia da qualidade de vida da população infantojuvenil.
Serão apresentados diferentes estudos por meio de Grupos de Trabalho em seis eixos temáticos: Política de Saúde e Violência contra crianças e adolescentes na região amazônica; Formas de enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Estado e Sociedade Civil na Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; Violência, Educação e Proteção Social a Crianças e Adolescentes; Violências contra crianças e o campo sociojurídico; e Violência de gênero e direitos humanos na área da Criança e do Adolescente.
Roberta Justina explica que é necessário repensar as formas de enfrentamento deste problema para propor novas alternativas, incentivando, por exemplo, a produção de novos projetos de pesquisa e de extensão universitária. Ela espera que, a longo prazo, este seja um assunto cada vez mais em pauta em toda a sociedade.
A programação inclui conferências, mesa-redonda, minicursos e apresentação oral de trabalhos e em formato de pôster. As atividades irão promover a interação entre profissionais, docentes e discentes da graduação e da pós-graduação de diferentes áreas de formação, instituições e organizações sociais. Após o evento, os trabalhos aprovados serão publicados em um e-book.
Programação completa no link: https://www.even3.com.br/violencias-e-direitos-humanos-a-realidade-de-criancas-e-adolescentes-na-amazonia-487351/
Apoio da Fapeam
A coordenadora do evento ressalta que o apoio da Fapeam foi fundamental para esta iniciativa. “Por meio do seu apoio financeiro e incentivo ao desenvolvimento científico no Estado do Amazonas, a Fundação corrobora diretamente com a viabilização deste evento, dando visibilidade à temática e à defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes”, finalizou.
O Parev visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/