A proposta do Governo de fusão e extinção de municípios brasileiros que não se sustentam com receitas próprias está sendo considerada absurda e um retrocesso pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM), entidade que representa os municípios do interior amazonense.
O único município do Amazonas que tem menos de 5 mil habitantes e poderia ser extinguido com a aprovação da proposta seria Japurá, que atualmente conta com 2,7 mil habitantes, aproximadamente.
A Associação Amazonense de Municípios (AAM) enxerga essa proposta como um retrocesso, principalmente na região amazônica, que já é tão desassistida.
A AAM entende que são os gestores municipais que entendem quais as reais necessidades das cidades e que a extinção dos municípios pode prejudicar ainda mais essas localidades, que precisam na verdade de uma atenção ainda maior do governo federal e estadual para que continuem se desenvolvendo. A AMM resaalta, ainda, que a descentralização de recursos dos municípios proposta na PEC daria mais autonomia aos gestores na hora de decidir onde aplicar os seus recursos.
A AAM ainda não fez uma análise mais técnica e profunda a respeito da proposta, mas enxerga a medida dessa forma.