Uma filhote de Peixe-Boi foi resgatada no Rio Amazonas, em uma comunidade distante a cerca de duas horas de barco do município de Urucurituba, no interior do Estado, e está recebendo acolhimento da secretaria de Meio Ambiente de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). O animal chegou ao município na tarde desta segunda-feira, 19, e deve ser encaminhado até amanhã para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Itacoatiara, Handson Nelson, o filhote é oriundo da comunidade de São Sebastião (Berço das Garças). “A prefeitura de Urucurituba acionou o Inpa, em Manaus, para prestar apoio ao resgate desse filhote fêmea, de aproximadamente 4 meses, e o dr. Ancelmo, responsável pelo Inpa, pediu suporte da prefeitura de Itacoatiara na estabilização desse animal até a sua remoção”, destacou.
Ainda segundo Handson, uma equipe do Batalhão Ambiental deve chegar ao município de Itacoatiara nesta terça-feira, 20, para buscar o animal e encaminhá-lo ao laboratório de mamíferos do Inpa, que atua no cuidado e preservação dos Peixe-Boi da Amazônia.
O resgate
O Peixe-Boi foi resgatado nesta segunda-feira, 19, por um ribeirinho na comunidade São Sebastião. A filhote estava presa sozinha em uma rede de pesca. Não há informações sobre o paradeiro da mãe, mas a suspeita da equipe de resgate é que ela tenha sido alvo de caçadores ilegais.
“Ela está com bons reflexos, aparenta uma boa saúde, mas tem marcas nas nadadeiras laterais, que podem ser marcas de malhadeiras. Mas são ferimentos superficiais. Logo que chegar no Inpa, ela vai passar por uma avaliação clínica médica e depois deve ficar em um tanque para desenvolver a sua nutrição e crescimento, acompanhado pelos veterinários responsáveis”, salientou Handson Nelson.
Fonte: O login da notícia