O repasse representa investimento estratégico do Estado no planejamento integrado de recursos hídricos da Bacia do Rio Tarumã-Açu
O governador Roberto Cidade assinou, nesta terça-feira (23/06), o repasse da segunda parcela de um convênio, no valor de R$ 1.195.480,07, referente à elaboração do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu para assegurar a preservação ambiental do rio, que é um dos principais atrativos turísticos da capital.
“Estamos assinando esse convênio para que possamos iniciar o planejamento do plano diretor e, no final deste ano, já vamos ter esse plano concluído para que a gente possa manter o nosso Tarumã limpo e saudável, e também já tendo uma organização com os flutuantes, para que eles possam estar ali de forma adequada, preservando o meio ambiente, preservando os nossos rios, que são os nossos principais ativos do nosso estado”, disse o governador.
O convênio foi firmado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas (Fadect-AM). O primeiro repasse, no valor de R$ 978.120,06, foi realizado no início do ano, para executar as fases iniciais do plano.
A UEA e a Fadect-AM deverão dar continuidade à execução do objeto conveniado, observando as metas, os prazos e as obrigações pactuadas, sob pena das sanções previstas no instrumento convênio e na legislação estadual aplicável. Com o repasse da primeira e segunda parcela, o convênio totaliza R$ R$ 2.173.600,13 do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema).
O plano composto por cinco etapas: a primeira corresponde ao Plano de Trabalho: Cronograma e Planejamento de ações; a segunda trata da estratégia para o envolvimento da sociedade na Elaboração do Plano; a terceira representa o diagnóstico socioeconômico, ambiental e dos recursos hídricos da bacia; a quarta etapa cuida do prognóstico das demandas hídricas quanto à situação dos recursos hídricos da bacia; e a última fase envolve a elaboração do plano de Bacia do Rio Tarumã-Açu com os planos de metas e ações focado no conjunto de metas e diretrizes para o futuro da bacia.
Estiveram presentes na reunião, o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Costa Taveira; o Reitor da UEA, André Zogahib; o Professor Associado da UEA e vice-coordenador do mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Carlos Sandro Carvalho; representante da Fadect/AM, Suane Viana; professor do Programa de Pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade do Estado do Amazonas (ProfÁgua/UEA), Thiago Flores.
Marco histórico
A formulação do Plano Diretor representa um marco histórico para a gestão dos recursos hídricos na Amazônia, por se tratar do primeiro Plano de Bacia a ser implementado na Região Norte do Brasil, elaborado no âmbito do primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica da região, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu.
Sua elaboração está fundamentada na Política Estadual de Recursos Hídricos, instituída pela Lei Estadual nº 3.167/2007, que estabelece o Plano Estadual de Recursos Hídricos e os Planos de Bacias como instrumentos essenciais para o planejamento, ordenamento e gestão integrada das águas no Estado do Amazonas. Dessa forma foi firmado a execução do PBH/TA através do Termo de Convênio 01/2025 entre a Sema e a UEA.
A Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu possui elevada relevância ambiental, social, econômica e estratégica para Manaus, concentrando múltiplos usos e pressões sobre os recursos hídricos e somado a isso a crescente judicialização de questões ambientais e territoriais vinculadas à bacia, evidenciando a necessidade de critérios técnicos claros e instrumentos efetivos de gestão.
Fotos: Arthur Castro / Secom


