
O programa do Governo do Amazonas concorre ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA)
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), anunciou o Campo do Novo Israel, na zona norte de Manaus, como novo núcleo do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). O evento, que ocorreu na noite desta terça-feira (20/05), contou com a presença de atletas e responsáveis pelos jovens. O espaço beneficia mais de 100 crianças e adolescentes, e vai ofertar mais 70 novas vagas.
“O esporte transforma realidades, promove saúde e cidadania. É muito importante ver o Pelci crescer e ser reconhecido internacionalmente, como agora, ao concorrer ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público, isso mostra que estamos no caminho certo”, disse o secretário de estado de Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
Durante o evento foram distribuídos equipamentos essenciais para as atividades como cones comuns e chineses, apitos, bombas para encher bola, redes de futebol e uniformes padronizados do Pelci. O espaço atenderá crianças e adolescentes na modalidade de futebol de campo, para os públicos masculinos e femininos.
“Na minha concepção, o Pelci chegou em um ótimo momento ao nosso bairro. Nossa cidade tem muitos problemas, e o Pelci não abrange só o esporte, mostra para as crianças uma parte educativa, e que existe uma hierarquia, com isso ajuda muito no desenvolvimento social deles. Ter um programa do Governo do Amazonas abraçando nossos filhos é ótimo”, avaliou o pai do atleta Nicolas Ferreira, Thiago Ferreira.
O Pelci tem como objetivo principal democratizar o acesso ao esporte e à atividade física em comunidades urbanas e indígenas, promovendo a inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o programa, que foi indicado ao Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA), possui 35 núcleos na capital e 10 polos no interior, alcançando mais de 15 mil atletas em mais de 17 modalidades.
Como participar
Para os interessados em matricular seus dependentes, será necessário comparecer ao Campo do Novo Israel no horário das atividades, com uma cópia do RG do aluno e do responsável, uma cópia do CPF do aluno e do responsável, uma declaração escolar, uma foto 3×4 e uma cópia do comprovante de residência.
Fotos: Fábio Tavares/Sedel