Amazonastur e Embratur participaram de um dos maiores eventos da indústria de cruzeiros do mundo, com mais de 10 mil profissionais de cruzeiros de mais 120 países
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), participou com destaque na Seatrade Cruise Global, uma das maiores feiras da indústria de cruzeiros do mundo, de 8 a 11 de abril, no Miami Beach Convention Center, nos EUA, reunindo mais de 600 expositores e representantes do setor.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, ressalta o objetivo em fortalecer o turismo de cruzeiro no estado. O Amazonas recebe embarcações internacionais durante a temporada de cruzeiros e tem potencial para receber ainda mais.
“O Governo do Amazonas está muito contente em poder contar com o apoio da Embratur para promoção do nosso destino. A Amazonastur sai com um balanço positivo e com a percepção de que a temporada de cruzeiros já é uma realidade. Com isso, vamos trabalhar para torná-la ainda maior, aumentando o fluxo turístico e gerando renda para o Amazonas”, enfatizou o presidente.
A presença da Amazonastur na Seatrade Cruise Global representa uma significativa oportunidade para fortalecer o turismo na região e atrair investimentos da indústria de cruzeiros. Com mais de 10 mil profissionais de cruzeiros de mais de 120 países reunidos no evento, a participação do Amazonas como coexpositor da Embratur foi fundamental para promover o destino entre empresas e organizações, em busca de novas parcerias e oportunidades de negócios na região.
No estande, a participação proporcionou a divulgação da cultura e diversidade das belezas naturais do Amazonas.
Para o presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia), Marco Ferraz, o setor tem observado um notável aumento no número de navios de cruzeiro.
“Temos percebido um forte crescimento no número de navios de cruzeiro e queremos aproveitar esse momento para atrair essas embarcações para o Brasil. O Amazonas é um destino desejado tanto por passageiros quanto por companhias, e estamos trabalhando para aproximar essas empresas da região do Amazonas”, declarou o presidente.
Temporada de Cruzeiros
Um dos destaques da participação foi a visita da Amazonastur ao superterminal da Royal Caribbean. O objetivo foi conhecer as últimas novidades e práticas do mercado implementadas pela maior empresa de cruzeiros do mundo. Essa experiência visa aprimorar ainda mais as futuras temporadas de cruzeiros no estado.
Durante a temporada de cruzeiros, que teve início em outubro de 2023 e segue até abril deste ano, a expectativa é de que o Amazonas receba mais de 20 mil visitantes, entre tripulantes e passageiros. Até o momento, já atracaram 16 navios, e o último da temporada, o Silver Wind, está previsto para chegar no dia 14 de abril, finalizando com sucesso mais uma temporada.