Programação inclui cinco óperas, concertos, recitais, workshop e encontro de economia criativa; ingressos já estão à venda em www.bilheteriadigital.com
Vozes preparadas, instrumentos afinados, figurino e cenário caprichados para o 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO). O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, anuncia a programação do maior festival do gênero na América Latina, que volta a receber público de 29 de abril a 31 de maio, na capital e interior. Os ingressos já estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.
Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. Após dois anos sem sentir o calor da plateia, devido à pandemia, o Festival volta a encantar o público. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro, e no interior (veja programação completa abaixo). As estreias das óperas serão transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.
A 24ª edição do festival traz desde a obra “Peter Grimes”, de Benjamin Britten, inédita no Brasil, até composições nacionais que atraem os pequeninos para a ópera, como o “O Menino Maluquinho”, de Ernani Aguiar.
De acordo com o secretário da Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o mercado da ópera tem uma das maiores cadeias produtivas culturais e envolve profissionais especializados nas áreas de produção, iluminação, cenotécnica, maquinaria, sonoplastia, figurino, direção, artistas, músicos, maquiadores, entre outras centenas de trabalhadores da cultura.“É uma felicidade para o Governo do Amazonas anunciar o Festival Amazonas de Ópera com público presente. A ópera é uma arte muito completa, entretenimento de qualidade, são obras com histórias interessantíssimas, emoção, suspense, música, figurino, iluminação. Um festival que gera um panorama histórico, valor cultural e, principalmente, gera emprego num momento tão necessário. Neste ano abrimos cerca de 150 novos postos de trabalho para a produção do FAO”, disse.
Durante a programação do FAO, Manaus também recebe o 3º Encontro de Economia Criativa e Teatros de Óperas. Como único polo de ópera constante do Brasil, ativo há mais de duas décadas, o evento vai mostrar que o segmento é uma atividade econômica em potencial.
Ingressos: Bilheteria Digital –
www.bilheteriadigital.com e bilheteria do Teatro Amazonas “O Menino Maluquinho”, de Ernani AguiarDatas: Dias 15 de maio, domingo, às 17h; 21 de maio, sábado, às 19h; e 28 de maio, sábado, às 19h
Local: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro
“Peter Grimes”, de Benjamin BrittenDatas: Dias 20 de maio, sexta-feira, às 20h; 22 de maio, domingo, às 19h; e 24 de maio, terça-feira, às 20hLocal: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, CentroClassificação: 14 anosIngressos: Bilheteria Digital – www.bilheteriadigital.com e bilheteria do Teatro Amazonas“Il Trovatore” de Giuseppe VerdiDatas: Dias 29 de maio, domingo, às 19h; e 31 de maio, terça-feira, às 20hLocal: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, CentroClassificação: 10 anosIngressos: Bilheteria Digital – www.bilheteriadigital.com e bilheteria do Teatro Amazonas“O Caixeiro da Taverna”, Guilherme BernsteinDatas: Dias 30 de abril, sábado, às 19h; e 2 de maio, segunda-feira, às 19hLocal: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/n, CentroClassificação: LivreIngressos: Entrada Gratuita• RECITAIS BRADESCO“Recital Bradesco I – Chansons & Art Songs”Solista: Samanta Costa, Dhijana Nobre e Luiz Carlos LopesPianista: Hilo CarrielData: Dia 7 de maio, sábado, às 19hLocal: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/nº, CentroClassificação: LivreIngressos: Entrada Gratuita“Recital Bradesco II – O caminho do Modernismo na Canção Brasileira”Solista: Homero VelhoPianista: Marcelo de JesusData: Dia 8 de maio, domingo, às 19hLocal: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/n, CentroClassificação: LivreIngressos: Entrada Gratuita“Recital Bradesco III – Canções Napolitanas”Solista: Maria Sole GalleviPianista: Mateus AlborghettiData: Dia 14 de maio, sábado, às 19hLocal: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro
Classificação: Livre
Ingressos: Entrada Gratuita•
CONCERTOS “Mosaico Barroco: cantatas e sonatas do século XVIII” – Amazonas Baroque Ensemble (solistas da Orquestra Barroca do Amazonas)
Data: Dia 10 de maio, terça- feira.