A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), prendeu em flagrante, na terça-feira (14/02), por volta das 15h30, um suposto autor, de 30 anos, por produzir mídias pornográficas e abusar sexualmente da própria filha. A prisão ocorreu no bairro Colônia Santo Antônio, zona norte.
De acordo com a polícia, a madrasta foi quem denunciou o crime à Depca. Ela teria encontrado um cartão de memória contendo imagens que comprovam o abuso contra os filhos do companheiro e imediatamente procurou a delegacia, que colheu depoimentos e encaminhou as vítimas ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exames.
A madrasta teria contado à polícia que a mãe das crianças seria usuária de drogas e que após a morte da avó do menino autista e da menina, o casal acabou ficando sob os cuidados do pai e abusador.
Dados do Disque 100 mostram mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. Em mais de 70% desses casos, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.