Pelo menos mil pessoas entraram no estande do Idam nesta terça-feira, 30, terceira noite da ExpoAgro 22. Além das informações sobre a Agricultura familiar, detalhadas pela equipe do Idam, outros dois fatores chamaram muito a atenção dos visitantes: os equipamentos dos seringueiros e a degustação do café produzido em Silves.
A produção de frutas em grande escala foi que atraiu a família do autônomo Andre Souza, que tem uma propriedade em Presidente Figueiredo, região metropolitana de Manaus.
“Já vou levar toda a minha documentação pra fazer parte dos parceiros do Idam. Estou muito animado e otimista”, afirma André.
A Felicidade do aposentado Pedro Gomes , foi ver a Poronga (lamparina) utilizada pelos seringueiros, exposta pelo IDAM, representando o trabalho extrativista Florestal.
“Viajei no tempo. Quando criança e adolescente, trabalhei com essas ferramentas no seringal no alto rio Juruá. Só depois eu vim pra Manaus . Tô feliz” , enfatizou.
Mesmo sentimento de dona Esther, de 76 anos, que ao visitar o espaço do Idam se surpreendeu com alguns dos utensílios dos soldados da borracha.
“Lembrei de minha juventude, com meus pais e irmãos, no município de Borba. Nota 10 pra ExpoAgro. Adorei ver a poronga e a “, elogiou.
Pioneiro no cultivo de café no Amazonas Roque Lins, acompanhado pela esposa Wanda, trouxeram para esta terça 200 quilos de Café do tipo Robusta Amazônia , categoria especial, produzido no Município de Silves. Eles começaram o cultivo em 2016, com outra especie. Foi com a orientação do IDAM que eles introduziram a ROBUSTA e com a alta produtividade, eliminaram todas as demais plantações da propriedade.
” Vivemos exclusivamente para cultivar Café e do Café. Nossa produção vai para uma das maiores empresas beneficiadoras do Brasil, mas decidimos manter da parceria com o Idam e fazer a degustação para os que visitaram esse espaço. aqui nós torramos, moemos e fazemos o café na hora. A aceitação é 100% , comemora dona Wanda .
Aprovação confirmada pela família de Atila Rodrigues, aficcionada pela bebida e uma das muitas que enfrentou a grande fila para experimentar o café tipo exportação.
“Não sabíamos que o Amazonas produz café com essa qualidade. Estamos surpresos e felizes de conhecer o trabalho do Idam, dos produtores e principalmente degustar “, enfatiza o aposentado.
A 44a ExpoAgro do Amazonas está sendo realizada desde o dia 28 de Agosto e vai até 04 de setembro, no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro.
Mais informações sobre o Café tipo Exportação “Robusta Amazônia”,
entrar em contato com (92) 9 9262-3665