O réu, ele próprio um policial aposentado, culpa os policiais.
De: Claire Goforth – Daily Dot
Tradução e adaptação de: Antônio José Fernandes – Portal Caboco
Um juiz federal ordenou a divulgação de novas imagens da rebelião no Capitólio. O vídeo da câmera do corpo de um policial mostra os momentos caóticos em que a multidão passou pela barricada e atacou os policiais.
A filmagem é do caso contra Thomas Webster, um oficial aposentado do Departamento de Polícia de Nova York. Webster está atualmente detido sem fiança por várias acusações federais, várias delas associadas a ataques à polícia e outros atos de violência em propriedades do governo. Ele se declarou inocente.
No clipe de 44 segundos postado por Scott MacFarlane, da afiliada da NBC em Washington, D.C., um homem identificado como Webster grita palavrões repetidos para a polícia. Um oficial, enquanto comanda a multidão para voltar, levanta a mão quando Webster, ainda gritando, se aproxima da barricada. A mão deles faz contato com o peito de Webster e ele recua. Não está claro se ele foi empurrado.
Webster grita com o policial para “tirar sua merda” (take your shit off – em inglês) várias vezes e os chama de “filhos da puta comunistas” (communist motherfuckers – em inglês). Em seguida, ele empurra a barricada de metal contra a polícia e balança um mastro de metal no policial cuja câmera registrou a filmagem. O policial consegue arrancar o mastro de suas mãos pouco antes de a multidão passar pela barricada e a polícia aparenta estar atordoada.
Webster corre em direção ao oficial enquanto a situação ao redor deles aumenta significativamente. Quando o vídeo termina, a cena é um caos e o policial está no chão cercado por pessoas que o estão atacando.
Em fotos do documento do tribunal é mostrado Webster em cima do oficial. Em um deles, Webster pode ser visto cravando os polegares nos olhos do oficial.
Nos meses que se seguiram, centenas foram presos por seus supostos papéis no motim do Capitólio. Muitos estão associados a grupos de extrema direita, incluindo os Proud Boys e Oath Keepers. Webster nega ser afiliado a esses grupos.
Webster requereu ao tribunal a libertação enquanto aguarda o julgamento. De acordo com os autos do tribunal tweetados por MacFarlane, ele também afirma que os policiais provocaram a multidão zombando de manifestantes que reclamaram do uso excessivo da força.