O Athletic Bilbao se sagrou campeão da Supercopa da Espanha neste domingo (17). Após arrancar um empate no fim do tempo regulamentar e virar na prorrogação, o time basco venceu o Barcelona por 3 a 2 graças a um gol espetacular de Iñaki Williams. De Marcos e Villalibre fizeram os outros. Griezmann (duas vezes) fez para a equipe catalã.
Foi a terceira vez que o Bilbao conquistou a competição (antes, havia vencido em 1984 e 2015). O Barcelona, que ficou a quatro minutos de assegurar a taça, segue como o maior vencedor do torneio, com 13 conquistas.
Para a partida, o Barça contou com o retorno de Lionel Messi. O camisa 10 – que foi expulso no fim da prorrogação – ficou ausente da semifinal contra a Real Sociedad e foi escalado como titular para a decisão, marcada pelo equilíbrio.
Depois de um início travado e com o Athletic melhor – Capa obrigou Ter Stegen a fazer uma boa defesa aos 26 minutos -, o Barça aos poucos entrou no jogo. E Messi foi protagonista nas duas primeiras finalizações da equipe catalã.
Na primeira, ele chutou de fora da área e a bola passou por cima do travessão. Na segunda, iniciou a jogada que abriu o placar.
O argentino achou Alba aberto na esquerda. O lateral devolveu um passe rasteiro para o meio da área, Messi foi atrapalhado pela marcação e a bola sobrou para Griezmann fazer 1 a 0 aos 40 minutos.
Mal deu tempo para comemorar. Dois minutos depois, Iñaki Williams deu lindo passe para De Marcos, nas costas de Alba, bater de primeira e igualar o marcador.
No segundo tempo, as duas equipes tiveram boas chances de fazer o segundo. Raúl García teve um gol anulado por impedimento e Iñaki Williams chutou para fora uma boa chance. Messi, por sua vez, quase fez de falta.
Mas era o dia de Griezmann.
Aos 32 minutos, o francês aproveitou um novo cruzamento rasteiro de Alba para chutar e fazer o segundo. E novamente, o Bilbao foi buscar o empate; Aos 45 minutos, após cruzamento, Villalibre desviou para marcar e levar a partida para a prorrogação.
E logo no primeiro tempo do tempo extra, Iñaki Williams acertou um lindo chute de fora da área para decretar a vitória do time basco.