O menos 16 presos fazem rebelião na manhã desta segunda-feira (17), na 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) em Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus. De acordo com informações preliminares, os detentos alegam superlotação da carceragem da delegacia. Ao menos 16 detentos dividem duas carceragens pequenas.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a frente da delegacia e o barulho feito pelos presos.
A delegacia já havia sido vistoriada devido a denúncias de que o local não tem capacidade para comportar um número grande de presos.
Em setembro de 2021, em Ação Civil Pública ajuizada pelas promotorias de Justiça de Iranduba, determinou a interdição total da carceragem da delegacia. Conforme o despacho da Juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins, a interdição deve perdurar o tempo necessário à realização de reforma do local ou à construção de outra unidade prisional na cidade, conforme estabelecido na Lei de Execução Penal.
Naquela ocasião, o promotor de Justiça Leonardo Abinader Nobre disse que esperava com a decisão, a situação das custódias de presos no município de Iranduba fosse caminhando para uma solução definitiva.