Enquanto o Twitter está sofrendo limitações para os usuários gratuitos da plataforma, o Instagram adiantou o lançamento, nesta quarta-feira (5), da rede social Threads, criada para competir com a de Elon Musk. Planejado inicialmente para a quinta-feira, o app já está disponível na Play Store e na App Store, e é possível saber da novidade abrindo seu Instagram e conferindo um aviso que chama para a nova rede.
Na nova plataforma, os usuários podem fazer o login, configurar seus perfis e minibio e encontrar amigos por meio das contas do Instagram —que soma 2 bilhões de usuários no mundo atualmente. Os usuários que tiverem as duas contas conectadas vai ganha um ícone na bio do Instagram com o número de sua inscrição no Threads. O número ficou reservado para o dono da Meta, Mark Zuckerberg.
••
A ideia é que o app funcione de forma semelhante ao Twitter, Bluesky e Mastodon, sendo anunciado como uma espaço para atualizações em tempo real e conversas públicas. O limite dos posts é de 500 caracteres, tem suporte a links, fotos e vídeos de até cinco minutos.
As funções interativas são as clássicas —é possível curtir, comentar e compartilhar os posts de outros usuários. Será possível compartilhar posts nos stories do Instagram, além da possibilidade de compartilhar uma postagem, em forma de link, em qualquer outra plataforma. Por ora, o Threads não tem uma seção de assuntos mais comentados, ou trending topics, que deve ficar para uma atualização futura.
Além disso, os usuários podem decidir quem pode ou não responder os seus posts —todos os outros usuários, apenas quem estão seguindo ou apenas as contas citadas. Entre as ferramentas de segurança, oferece ainda um filtro que oculta termos específicos em comentários. Usuários bloqueados no Instagram seguem bloqueados na nova rede.
Fonte: Tudocelular