Neste domingo (5) o deputado estadual Felipe Souza esteve no Instituto de Tecnologia do Norte (ITN), para conhecer mais de perto o trabalho de técnicos e engenheiros que a partir de sábado (4) começaram a desenvolver respiradores para ajudar o sistema de saúde do estado no tratamento de pessoas com Covid-19.
No domingo eles chegaram a um protótipo e ao que tudo indica, ainda no mês de abril, será possível desenvolver cerca de 100 respiradores. De acordo com Ronaldo, um dos engenheiros do Instituto, é preciso uma força tarefa para produção de mais equipamentos. “A nossa limitação hoje é por conta de recursos financeiros e matéria prima” disse ele.
O deputado se colocou à disposição para ajudar na causa e disse que entraria em contato com o governador para viabilizarem auxílio necessário para produção de mais respiradores.
Respiradores
Estima-se que aproximadamente 5% das pessoas com a Covid-19 sofram a chamada Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), e os respiradores permitem economizar tempo para que o tratamento entre em vigor, ou seja, em quadros graves da doença, o equipamento é essencial para aumentar as chances de sobrevivência do paciente.