Levantamento realizado pelo INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP) nos dias 9, 10 e 11 em todas as zonas aponta como os eleitores devem votar na eleição do próximo domingo (15), para escolher o próximo prefeito
Manaus – O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) tem 32,4 % das intenções de voto dos eleitores de Manaus para o pleito do próximo domingo na capital. David Almeida (Avante) é o segundo colocado, com 21,2%. Ricardo Nicolau (PSD) é o terceiro, com 12% e tecnicamente empatado com José Ricardo (PT), que tem 11,2%.
O candidato Capitão Alberto Neto (Republicanos) aparece com 7,6%. Os dados são da pesquisa realizada pelo INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP) que ouviu 1.200 mil eleitores de Manaus em levantamento realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro em todas as zonas da cidade. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
A pesquisa foi coordenada pelo professor, matemático e consultor estatístico Edmilson de Araújo Silva, do Instituto Diário de Pesquisa (IDP). O consultor aponta que Amazonino e David irão disputar o segundo turno.
Os números mostram, ainda, que o candidato Coronel Menezes (Patriota) tem 6,5% das intenções de voto, seguido de Alfredo Nascimento (PL) com 3,9%. A pesquisa releva ainda que Romero Reis (Novo) tem 1,2%; Chico Preto (DC), 0,8%; Gilberto Nascimento (PSTU), 0,2%; e Marcelo Amil (PCdoB) também com 0,2%. Responderam que não votarão em nenhuma das opções 0,6%; voto em nulo ou branco, 0,7%; não sabem ou não respondeu, 1,6%; e 0,8% responderam que não irão votar.
A margem de erro estimada da pesquisa é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob a identificação AM-02562/2020.
A pesquisa foi domiciliar, sendo entrevistado um único eleitor por domicílio. Os entrevistados foram escolhidos através de sorteio, observada a estratificação realizada por zonas eleitorais e as quotas amostrais de sexo, idade e escolaridade, tendo todos iguais chances de fazer parte da amostra. O método de seleção amostral utilizado foi a amostragem aleatória estratificada para proporções.