
Manaus (AM) – Dois irmãos, de 37 e 41 anos, foram presos nesta quarta-feira (12), por violência verbal e psicológica, além de exposição de perigo contra mãe idosa, de 78 anos. As prisões ocorreram no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus e foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
As prisões foram efetuadas no escopo da Operação Levítico, iniciada na terça-feira (11) a fim de cumprir mandados de busca e apreensão e averiguar denúncias recebidas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, e pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). No primeiro dia da operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão relacionados a crimes contra idosos.
De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da unidade especializada, no dia seguinte, a equipe policial da DECCI efetuou as prisões em flagrantes dos irmãos, enquanto averiguava 36 denúncias.
“Os autores são usuários de drogas e diariamente consumiam entorpecentes no local, na presença da idosa. Além de colocarem a mãe em situação de risco, também praticavam maus-tratos contra ela e furtavam objetos da casa para sustentar o vício”, disse a delegada.
Conforme a delegada, os suspeitos foram conduzidos à DECCI, onde o flagrante foi lavrado. A idosa foi encaminhada ao Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI), da Sejusc, que prestou assistência psicossocial.
“Das 36 denúncias apuradas, sete foram confirmadas, envolvendo crimes como negligência, apropriação de bens, violência psicológica e exposição ao perigo”, falou a delegada.
A PC-AM reforça a importância da denúncia para combater a violência contra idosos. Os casos podem ser comunicados pelos canais oficiais de atendimento: Disque 100, dos Direitos Humanos, e 181, da SSP-AM.
As denúncias também podem ser formalizadas na DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, ou pela Delegacia Virtual (Devir), pelo site: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Os irmãos responderão por violência verbal e psicológica, além de exposição de perigo contra mãe idosa e estão à disposição da Justiça.