Um jovem fantasiado de morte ateou fogo em si mesmo no fim da tarde da última terça-feira (31), no meio de um ponto turístico de Istambul, na Turquia. Identificado como Abdullah Cihat Turan P., 28, ele foi encaminhado ao hospital com queimaduras de 2º e 3º graus e permanece internado em estado grave.
De acordo com o site de notícias local Haber Dairesi, a ocorrência foi registrada em frente à Torre de Gálata, estrutura medieval onde hoje funciona um museu. Após tirar fotos com alguns transeuntes, Abdullah se encharcou de gasolina e se incendiou.
Ragip Soylu, correspondente da agência de notícias Middle East Eye, se mostrou indignado com a falta de ação das testemunhas diante da ocorrência: “Alguns turistas continuaram a tirar selfies enquanto o cara estava queimando”, declarou Soylu, conforme reportado pelo tabloide Daily Mail.
Apesar da demora em perceberem o que acontecia, alguns lojistas da região conseguiram intervir na situação com extintores de incêndio.
Investigações da polícia dão conta de que o jovem possui antecedentes por diversos crimes — não especificados pela publicação — e chegou a Istambul vindo de Konya, onde é registrado.
Ele já havia atentado contra a própria vida em outras ocasiões, teve problemas com a família devido a transtornos psicológicos e abandonou o emprego de operário em uma fábrica da cidade natal há um ano.
As autoridades encontraram um tablet dentro de uma bolsa que Abdullah carregava durante o incêndio, que será analisado conforme a apuração do caso avança.