O processo contra o jogador, acusado de estuprar mulher em banheiro de boate em Barcelona, é um dos casos de maior repercussão da aplicação da nova lei espanhola “só o sim é sim”, de 2022. Julgamento do jogador começa nesta segunda-feira (5).
julgamento do ex-jogador da Seleção Daniel Alves começa nesta segunda-feira (5), na Espanha. Ele é acusado de estuprar uma mulher de 23 anos no banheiro de uma boate em Barcelona há pouco mais de um ano.
Daniel Alves se considera inocente, mas de lá para cá ele já trocou de versão pelo menos quatro vezez. O julgamento do jogador na Espanha tem duração prevista de 3 dias, e o brasileiro e 28 testemunhas falarão.
Preso preventivamente desde janeiro de 2023, o ex-jogador é acusado de agressão sexual contra uma mulher dentro de uma boate de Barcelona. Segundo imprensa espanhola, defesa do jogador tenta acordo para evitar tribunal.
Foto de arquivo mostra ex-jogador Daniel Alves durante entrevista coletiva em 1 de dezembro de 2022 —
Este é o primeiro grande julgamento da era do consentimento na Espanha. E não é só o futuro de Daniel Alves que está em jogo, mas uma nova forma de encarar a segurança nos relacionamentos no país europeu, segundo a advogada penalista Laia Serra Perelló, da Associação Mulheres Juristas Catalãs.
“A sentença terá um efeito restaurador para todas as mulheres que já sofreram violências e que não tiveram condições de denunciar, porque o sistema judiciário não garantiu que elas dessem esse passo com segurança”, afirma Laia Perelló.
Nenhum caso repercutiu tanto como o de Daniel Alves na Espanha desde a criação da lei “só o sim é sim”, em 2022. O processo contra o jogador é um dos casos de maior repercussão da aplicação da nova lei espanhola.
A lei “só o sim é sim” mudou o entendimento de que só com intimidação ou violência física poderia se configurar uma agressão sexual ou estupro. Agora, para a justiça espanhola basta que não haja consentimento expresso para o sexo para que seja crime.
Houve também mudanças concretas no procedimento legal, como na maneira de interrogar, de acolher a vítima e de proteger os dados das mulheres”, explica Laia Perelló.
Não há prazo para que saia a sentença final para o jogador. Até lá, Daniel Alves vai permanecer em prisão preventiva em uma penitenciária nos arredores de Barcelona, segundo a decisão atual da Justiça. A prisão preventiva do jogador começou em 20 de janeiro de 2023.
Entenda o caso
A mulher que acusa Daniel Alves diz que o estupro aconteceu numa boate de Barcelona na noite do dia 30 de dezembro de 2022.
Ela estava com uma amiga e uma prima na área Vip e tinha dançado com Daniel Alves e amigos dele quando o jogador insistiu para que ela entrasse com ele por uma porta. Segundo a mulher, foi quando o estupro teria ocorrido.