O município de Coari segue avançando na Atenção Básica à Saúde. É o que mostra os indicadores do Índice Sintético Final (ISF) do Previne Brasil, programa de avaliação e monitoramento de desempenho da Estratégia Saúde da Família (ESF). De acordo com o prefeito Keitton Pinheiro, os dados divulgados no dia 28 de janeiro deste ano apontam que, pela terceira vez consecutiva, o município ultrapassou a meta proposta pelo Ministério da Saúde (MS) de 7 pontos, ao alcançar, no último quadrimestre de 2022, a nota 8,14.
Para o prefeito, os esforços da gestão municipal em prestar um bom atendimento na Atenção Básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), estão gerando os resultados esperados. “Melhorar e aperfeiçoar as ações e serviços de saúde é a chave para servir bem a população, por isso seguimos buscando meios para garantir que todos tenham acesso a uma assistência de qualidade”, comentou, agradecendo a dedicação e o trabalho eficiente que as equipes vêm realizando nas unidades de saúde do município.
A evolução nas ações e serviços da Atenção Básica foi contínua ao longo do ano passado. Já no primeiro quadrimestre de 2022, o município superou a média, com 7,18. No segundo quadrimestre, a nota subiu para 7,58, fechando o último quadrimestre com 8,14, conforme os dados do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde de Coari, Giovane Barros Guimarães, enfatizou que esse resultado é reflexo de uma gestão comprometida, dos secretários e diretores da Atenção Básica, do corpo técnico do Planejamento/CPD, formado para monitorar e dar suporte às equipes, realizando capacitações e treinamentos com todos os profissionais, e de todas as equipes da Estratégia Saúde da Família e Atenção Básica que se desempenharam por meio das capacitações e execuções com qualidade de suas atividades. “Um verdadeiro trabalho em equipe”, destacou.