
Na terça-feira (1º), a comunidade educacional de Manaus foi abalada pela triste notícia da morte de Amaral Elfrásio de Oliveira, um dedicado servidor da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AM). Ele faleceu após contrair leptospirose, uma doença grave que surge frequentemente em situações de enchente, como a que devastou a cidade recentemente.
Amaral, que residia no bairro Colônia Terra Nova, foi vítima da contaminação ao tentar salvar seus pertences e animais de estimação de sua casa alagada. Imagens de um vídeo que circulam nas redes sociais capturam o momento em que ele estava em contato com a água poluída, com uma criança alertando que “a água está no joelho de Amaral”.
Os primeiros sintomas da leptospirose surgiram dias após a exposição, levando Amaral a ser internado em um hospital particular. Infelizmente, ele não conseguiu se recuperar da infecção. A leptospirose é causada por bactérias presentes na urina de animais, principalmente ratos, e é transmitida pelo contato com água ou lama contaminada. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça, musculares e calafrios.
Amaral deixou sua marca na educação, tendo trabalhado na Escola Estadual Antogildo Pascoal Viana e, mais recentemente, na Escola Estadual Ana Lúcia, ambas localizadas em seu bairro de residência. Sua perda é sentida profundamente por colegas, alunos e toda a comunidade.