Depois de dois anos sem competições por conta da pandemia da Covid-19, a Liga Olé de Futsal está de volta comemorando 10 anos de existência e com um calendário repleto de muitos jogos nas quadras amazonenses. E pela primeira vez, a Liga dará vez a garotada das categorias de base com os torneiros do sub-9, sub-11, sub-13 e sub-17. Uma grande vitrine aos pequenos atletas em formação que almejam serem profissionais no esporte. A agenda se completa com as categorias tradicionais: adulto, feminino e master +35.
Este ano, a premiação é um dos pontos que mais chama atenção. Serão R$ 70 mil reais divididos em sete categorias. Só para o masculino vão ser R$ 50 mil. É a maior premiação oferecida em competições amadoras no norte do país. Segundo o organizador da Liga Olé, João Vieiralves, é uma forma de valorizar o esporte local. “Nós temos visto ao longos dos anos, o surgimento de grandes talentos locais que, inclusive, estão atuando for a do país. Além disso, temos presenciado o grande esforço que as equipes fazem para disputar essa competição. Destaco as equipes do interior que as vezes, levam três dias para chegar a Manaus para jogar. Então, na fase de planejamento pensamos em valorizar todo esse esforço que esses clubes fazem”, afirmou.
O calendário completo ainda está em fase de definição, mas para algumas categorias, inclusive a principal, a bola deve rolar já no primeiro semestre. A data das incrições será amplamente divulgada nas mídias socias da Liga e também nos veículos de comunicação.
Transmissões ao vivo e um novo site
Para o torcedor que não puder comparecer ao ginásio, algumas partidas da categoria adulto serão transmitidas ao vivo pelo facebook da Liga.
Nas próximas semanas, será lançado um novo site onde os clubes poderão inscrever seus time e os atletas. Onde também os árbitros farão a súmula. Além de conteúdos de notícias, regulamentos, e todas as informações sobre a competição.
Compromisso com a educação
Como já é tradição, ao início de uma competição, a Liga Olé junto com seus patrocinadores fazem uma seleção de duas escolas para participarem de uma ação do esporte com foco na inclusão social. O objetivo é apresentar possibilidades de fortalecimento e preservação de valores como ética, justiça, solidariedade e fraternidade. “Não é apenas a formação do indivíduo como atleta. É uma forma de aprendizagem de valores e conteúdo, onde se pode aprender jogando e jogar aprendendo”, destacou João.
Medidas Sanitárias
A organização da Liga Olé está atenta aos desdobramentos da pandemia e as determinações das autoridades quanto ao cumprimento de medidas sanitárias. Por isso, por meio de uma equipe de saúde, elaborou um protocolo de medidas protetivas que vai auxiliar, tanto atletas quantos o staff da organização durante as partidas.
A Liga
Criada em 2012, a Liga Olé de Futsal é um evento esportivo de competição de lazer, esporte, cidadania e responsabilidade social voltado para os bairros de Manaus, envolvendo atletas, de centenas de equipes e torcedores, e times que participam, representando outros 24 municípios do Amazonas, envolvendo as comunidades e promovendo a integração da população.