Em visita a Brasília nesta quinta-feira (28), Lula (PT) voltou a se encontrar com caciques do MDB para tratar da eleição deste ano. O petista se reuniu com os senadores emedebistas Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM) e Marcelo Castro (PI), registra O Globo.Anúncios
O partido tem pré-candidata à Presidência —Simone Tebet—, mas quadros importantes da legenda, principalmente do Nordeste, querem apoiar o ex-presidente desde já.
No evento de ontem em que a Rede anunciou apoio a Lula, Gleisi Hoffmann, a presidente do PT, afirmou que o MDB tem “uma situação a resolver” e citou as lideranças, principalmente no Nordeste, que “já praticamente declaram apoio” ao ex-presidente.
“Mas eles têm uma candidatura. E eu acho que nós temos que respeitar. Nós temos a Simone Tebet”, disse Gleisi, acrescentando: “Se o MDB abrir mão da candidatura [da senadora], nós queremos conversar com o MDB, sim. Se (…) for ter a candidatura, nós ainda assim vamos atrás para conversar, para ver se não é possível reverter isso para a criação dessa frente”.
A estratégia do PT, assinala o jornal carioca, é tentar obter o apoio do MDB através dos estados, e não pela Executiva Nacional. O presidente da sigla, Baleia Rossi, participa das conversas com as demais legendas da Terceira Via — PSDB e Cidadania — em busca de uma candidatura única. O nome apresentado pelo partido é o de Tebet.
Fonte: O Antagonista