O nível do rio Tocantins/Itacaiúnas foi superior a 11 metros nessa sexta-feira (7/01) e deve continuar acima de 10 metros nos próximos sete dias, devido à influência de chuvas frequentes e volumosas previstas para a área. Até o momento, mais de 500 famílias são afetadas pelas enchentes em Marabá, município localizado no sudeste do estado do Pará. As informações são do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PA).
A prefeitura da cidade já organizou dez abrigos para atender às pessoas desabrigadas e que foram retiradas das áreas alagadas, por meio de ação da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro. O governo estadual mantém uma força-tarefa na região, inclusive, com distribuição de 2.500 kits de ajuda humanitária. Bombeiros não descartam a possibilidade do nível das águas chegar a 13 metros.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hayman Souza, informou que ainda na quinta-feira (6) foi feito um sobrevoo sobre as áreas alagadas e se verificou a situação na barragem de Tucuruí, onde 20 das 23 comportas estão abertas, propiciando um equilíbrio na vazão e subida do rio.
Alerta
O oficial disse que o nível do rio chegou a 11,69, o que indica estado de alerta.
Um gabinete de crise foi instalado para ações integradas dos órgãos na região. Atuam também no atendimento aos moradores e ações estratégicas outros órgãos da Prefeitura de Marabá, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Eletronorte.
Atendimento
Moradores temporários dos abrigos terão cestas básicas, auxílio saúde, assistência em relação a animais, além da presença de agentes ambientais nas áreas afetadas, entre outras.
Foto: Reprodução/Correio de Carajás