Na manhã desta sexta-feira (11), o SINDPESCA-AM – Sindicato dos Pescadores no Estado do Amazonas tendo à frente o presidente Rony da Pesca, juntamente com a Cooperativa de Produtores Rurais que tem como presidente Valéria Sena; e a Secretaria Sindical de Manacapuru, representada por Cleia Lopes, reuniram as lideranças dos pescadores e agricultores do município de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus), no Clube dos Soldados da Polícia Militar, na rua Etelvina Gadelha, bairro União.
Na pauta da reunião, assuntos de suma importância para a categoria como: Seguro Defeso; Carteira Profissional; Carteira de Sócios; Entraves e Projetos de Assentamentos do INCRA e Cadastramento e recadastramento dos Pescadores.
Chico levará sonhos de trabalhadores para a tribuna
O encontro teve a participação do ex-deputado Chico Preto que é pré-candidato a uma vaga no senado da República. Chico pôde ouvir de perto os anseios e necessidades de uma categoria que nunca foi valorizada pelas autoridades no Amazonas.
Autor da lei que criou o Programa da Regionalização da Merenda Escolar, o PREME, e tornou obrigatória a compra de itens da merenda escolar da rede estadual de ensino de produtores do Amazonas que beneficia por meio de incentivos os produtores locais e a geração de emprego e renda e que, ao longo dos anos vem arrecadando valores que antes era enviado para fora do estado.
Em sua fala, o pré-candidato disse que “é inconcebível o Amazonas ser dependente da produção de piscicultura de Rondônia e Roraima” e que levará para a tribuna do Senado “os sonhos e as angústias do pequenos produtores e pescadores”. Para o Chico Preto “o fortalecimento da economia local passa pelo setor primário. Seguimos em frente com honra, atitude e lealdade. O Amazonas merece bons caminhos”, disse Chico.
Chico postou em suas redes sociais que “é uma grande aflição que existe até hoje no coração destes trabalhadores rurais do estado. Um sonho antigo, que se Deus me der a oportunidade, em 2023, na Tribuna do Senado vou tentar resolver a questão da regularização, que é fundamental para que esses produtores rurais do nosso estado possam garantir o aumento da sua produção”.
Ainda em sua postagem, Chico Preto disse que “a regularização fundiária dentro das terras do distrito agropecuário da Suframa é questão antiga, que na Tribuna do Senado, vou tentar destravar. Hoje esses produtores rurais conseguem vender a sua produção do estado através do Preme, lei de minha autoria, mas com a regularização, além de terem a sua garantia, a tendência é a sua produção e escoamento aumentarem ainda mais, gerando mais empregos e renda direta e indiretamente para essas famílias de agricultores”, afirmou o pré-candidato.