Além de Manaus, o apagão atingiu Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara
Manaus e outros cinco municípios do Amazonas foram atingidos por um apagão na manhã desta terça-feira que teve proporções nacionais. Estados do Norte e do Nordeste foram afetados pelo apagão, que começou por volta das 7h30 no horário de Manaus.
De acordo com a Amazonas Energia, além de Manaus, o apagão atingiu Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. As causas do sinistro ainda estão sendo apuradas. Por volta das 8h30, uma hora depois do apagão geral, o fornecimento começou a ser restabelecido aos poucos.
O Ministério das Minas e Energia informou que, às 8h16, pouco mais de um terço do sistema já havia sido restabelecido. Não há previsão para a solução definitiva do problema. “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”.
O Ministro Alexandre Silveira, segundo o MME, já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Prejuízos Em Manaus, a falta de energia deixou toda a cidade sem abastecimento de energia elétrica e também deixou instáveis os sinais de internet de todas as operadoras de telefonia celular.Nas principais vias, os semáforos ficaram sem funcionar, causando transtorno aotrânsito. Com o intenso calor, diversas creches da cidade tiveram que acionar os responsáveis para buscar as crianças.