De acordo com o orgão municipal, a zona Leste de Manaus foi a mais afetada, concentrando oito ocorrências
Vinte ocorrências foram registradas pela Defesa Civil de Manaus até 16h desta quinta-feira (23), em razão da chuva que alcançou 74,2 milímetros de índice pluviométrico na capital amazonense.
Em um dos casos registrados, a dona de casa Maria do Carmo, 55 anos, afirmou que acionou a Defesa Civil, por conta do deslizamento de terra e possível desabamento da residência dela na rua Maria Nogueira Corrêa, no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus. “Eu já moro aqui há 20 anos e antes não era assim. Esse tipo de situação acontecia mais lá para frente da rua, porém, com uma forte chuva que deu aqui o barro deslizou, por isso hoje chamei a Defesa Civil”, afirmou Maria do Carmo.
Segundo ela, o órgão municipal vai ajudar a família dela com o Auxílio Aluguel devido ao risco de desabamento da casa.
Em nota, a Defesa Civil informou que foram registradas, ao longo do dia, cinco ocorrências de risco de deslizamento, três de risco de desabamento, três de alagação, duas ocorrências de tombamento, duas de erosão, uma de desabamento, uma de deslizamento, uma de risco de tombamento, uma situação que envolve bueiro e uma de infiltração.
De acordo com o orgão municipal, a zona Leste de Manaus foi a mais afetada, concentrando oito ocorrências.
As ocorrências de risco de deslizamento ocorreram nos seguintes bairros: Petrópolis, zona Sul; Tarumã, zona Oeste; Colônia Antônio Aleixo, zona Leste; São José Operário, zona Leste; e Cidade Nova, zona Norte. Já as de risco de desabamento foram registradas nos bairros Compensa e Ponta Negra, ambas na zona Oeste, e a terceira no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.
Duas ocorrências de alagação ocorreram na zona Leste da cidade, nos bairros Jorge Teixeira e Colônia Antônio Aleixo, além de uma terceira, no bairro Cidade Nova, zona Norte. As ocorrências de tombamento foram nos bairros Cidade Nova, na zona Norte, e Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. As de erosão aconteceram na segunda etapa do bairro Distrito Industrial, zona Leste, e no bairro Cidade Nova, zona Norte.
A situação de desabamento ocorreu no bairro São Jorge, na zona Oeste; a de deslizamento no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte; a de risco de tombamento ocorreu no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste; a que envolve um bueiro no bairro Petrópolis, na zona Sul; e a de infiltração no bairro Educandos, zona Sul.
Média de Chuva
De acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA) da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), a média das chuvas na capital, nas últimas 24 horas, foi de 74,2 milímetros. Conforme a GEA, a pluviometria por zona, na capital, até as 16h, foi de: Leste (131 milímetros), Norte (108 milímetros), Sul, Centro-Sul e Centro-Oeste (44 milímetros) e Oeste (43 milímetros).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou ontem (22), a capital amazonense choveu apenas 29% do que era esperado para o período de novembro, com base na média climatológica de 188 milímetros.
Segundo a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, Manaus teve apenas cinco dias com registros de chuva em novembro. Conforme a meteorologista, do dia 1º de novembro até esta terça-feira (21), o acumulado de chuva em Manaus é de 55,4 milímetros, o que corresponde a menos de 30% da média do mês.
Acidente de trânsito
Durante a chuva, a Polícia Militar registrou um grave acidente na avenida Torquato Tapajós, na zona Oeste de Manaus, próximo a barreira, onde um homem, ainda não identificado capotou um automóvel.
A vítima ficou presa nas ferragens e foi levada por agentes só Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade de saúde.