Com o início do inverno amazônico e o registro de alagamentos em ruas, avenidas e igarapés da cidade durante o último final de semana, o coronel da reserva do Exército Brasileiro, Alfredo Menezes (PL), levantou questionamentos ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Ele questionou, em transmissão ao vivo na noite desta segunda-feira (19), a efetividade das medidas de planejamento e gestão adotadas para evitar que a população enfrente novamente problemas similares aos ocorridos no início de 2023.
“A população de áreas de risco enfrentou momentos caóticos nos primeiros meses deste ano devido às chuvas torrenciais em Manaus, resultando, infelizmente, em vítimas fatais. Pergunto ao prefeito se foram adotadas medidas adequadas durante o verão para evitar que as famílias enfrentem novamente o mesmo sofrimento registrado no início deste ano”, indagou Menezes.
Ele observou que no verão são realizados trabalhos de contenção de enchentes em áreas de risco, dragagem de igarapés e bueiros, além da limpeza de esgotos e outras áreas propensas a acumular lixo, evitando assim alagamentos e problemas estruturais decorrentes da falta de planejamento e gestão.
Menezes também cobrou explicações sobre o pagamento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinado aos professores da rede municipal de ensino ao final de cada ano. Até o momento, não houve resposta oficial.
“Anualmente, os professores aguardam esse bônus para obter alívio financeiro, mas até agora não receberam resposta do prefeito. Será que esta será mais uma promessa não cumprida? Além disso, a realização de concursos para a contratação de novos educadores está prevista apenas após as eleições”, destacou.
Durante a transmissão, Menezes também abordou a indicação do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), as declarações do presidente Lula (PT) sobre a possibilidade de nomear um comunista para a Suprema Corte, assim como outros escândalos envolvendo o governo petista.
📷 Divulgação