Caminhão transportava cerca de 160 pessoas, a maioria da Guatemala; motorista fugiu do local
A Guarda Nacional do México confirmou que 105 pessoas ficaram feridas em acidente na quinta-feira (9) em uma rodovia no sul do país.
Segundo o general mexicano Luis Rodríguez Bucio, 95 entre os feridos são da Guatemala, um de Honduras, um do México, um do Equador, três da República Dominicana e quatro cuja nacionalidade não foi determinada.
No total, morreram 54 pessoas de cinco nacionalidades. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, destacou em sua entrevista coletiva matinal que “a maioria” dos mortos é da Guatemala e que uma das vítimas, cuja nacionalidade não especificou, tinha 16 anos.
Rodríguez indicou que entre os feridos há dez menores guatemaltecos e hondurenhos. Ele informou ainda que cerca de 160 pessoas viajavam no caminhão, que se acidentou no estado de Chiapas, e que o motorista fugiu. A empresa proprietária do veículo tem sede no México, afirmou.
Segundo Rodríguez, as primeiras investigações indicam que os migrantes haviam entrado “há vários dias” pela fronteira com a Guatemala e se encontravam em abrigos administrados por traficantes de pessoas.
A Secretaria de Proteção Civil de Chiapas havia informado anteriormente que os mortos e feridos são da Guatemala, Honduras, Equador, República Dominicana e México, sem especificar quantos de cada país.
Fonte: R7.COM