Ex-integrante dos Navy Seal, responsável pelo abade de Bin Laden, está preso no Texas.
Robert J. O’Neill, antigo membro do Navy Seal, uma força militar de elite dos Estados Unidos, foi detido na semana passada no Texas. O’Neill, que afirma ter sido o responsável por abater o líder terrorista Osama Bin Laden em 2011, numa das operações mais marcantes da história do país, foi preso sob acusações de intoxicação pública e agressão com lesões corporais no condado de Collin. A detenção ocorreu na quarta-feira da semana anterior (23/8) e O’Neill pagou uma fiança de 3.500 dólares, sendo libertado no mesmo dia.
As autoridades policiais recusaram-se a fornecer detalhes adicionais sobre a detenção e O’Neill optou por não comentar o assunto com os meios de comunicação dos EUA. Sabe-se que, em 2016, O’Neill apresentou acusações de direção alcoolizada em Montana, embora estas tenham sido retiradas mediante um acordo judicial. A justificativa foi o uso de medicamentos prescritos para tratar uma condição médica.
Em 2014, O’Neill mencionou especificamente a história de como disparou o tiro fatal em Osama Bin Laden, líder do grupo terrorista Al Qaeda, responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, que incluíram ataques ao Pentágono e ao World Trade Center . Uma unidade militar de elite dos EUA localizou Bin Laden escondido no Paquistão em 2011.
“Algumas caíram à minha frente, em pé, estava Osama Bin Laden. Disparei três vezes contra sua cabeça e o matei”, revelou O’Neill numa entrevista à Associated Press em 2014. As autoridades militares dos EUA nunca confirmaram nem negaram sua afirmação.
O’Neill também narrou essa história em seu livro de memórias, intitulado “O Operador”, onde também relatou seu envolvimento no resgate do capitão Richard Phillips dos piratas somalis em 2009. Mais tarde, essa narrativa foi transformada no filme “Capitão Phillips”, estrelado por Tom Hanks.
Contudo, esta não é a primeira vez que O’Neill enfrenta problemas com a lei. Em 2020, ele foi retirado de um avião por se recusar a usar máscara, de acordo com as regulamentações impostas devido à pandemia de Covid-19.