Empresário morreu em casa, em São Paulo
SÃO PAULO – Morreu na manhã deste sábado o fundador do grupo automobilístico Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, aos 77 anos, em São Paulo.
“Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, informou a diretoria da empresa, em comunicado.
Segundo a nota, a empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida pela família e pelos atuais executivos, que lamentaram o falecimento do fundador.
O velório e sepultamento foi marcado para ser realizado ainda neste sábado, no Cemitério do Morumbi.
Carreira começou com a Ford
Foi com a marca Ford que começou a história do médico Carlos Alberto de Oliveira Andrade no mundo automobilístico. No fim da década de 1970, ele havia comprado um Ford Landau, mas a concessionária anunciou falência antes de entregar o veículo. Ele viu ali uma oportunidade de negócio.
Comprou a concessionária e deu início ao Grupo Caoa — que leva as iniciais de seu nome. Em seis anos, a empresa já era a maior revendedora Ford de toda a América Latina.
A expansão no setor automotivo aconteceu em 1992, quando o Brasil abriu as portas para a importação de veículos. Nos anos seguintes a Caoa tornou-se importadora oficial de outras marcas como a francesa Renault.
“Ele acreditava no Brasil. Sua viúva, seus filhos e equipe continuarão sua obra, cujos méritos visíveis e inegáveis são reconhecidos e proclamados nos meios automobilísticos e pela imprensa especializada do Brasil e do exterior”SERGIO BERMUDESadvogado e amigo de Carlos Alberto de Oliveira Andrade
O Grupo Caoa é atualmente o maior conglomerado de distribuição e fabricação de automóveis da América Latina. Distribuiu no país as marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil.
Além da rede de concessionárias, possui duas montadoras no país. A do Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás, abriga a fabricação de modelos da Hyundai e da Chery. A outra unidade fica na cidade paulista de Jacareí.
Ofensiva industrial
No fim de 2017, a Caoa e a Chery, maior exportadora de veículos da China, se uniram em um acordo histórico de cooperação para lançar a Caoa Chery, uma nova montadora 100% nacional.
Em setembro de 2019, Carlos Alberto anunciou a intenção de comprar a fábrica de caminhões da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que havia sido fechada naquele ano. Ele chegou a anunciar o plano ao lado do governador de São Paulo, João Doria, mas o negócio não foi adiante .
Nascido na Paraíba em 1944, Carlos Alberto ingressou na Faculdade de Medicina, onde se formou com especialização em cirurgia, e, por alguns anos, seu foco principal era voltado para a área médica.
Carlos Alberto permaneceu como presidente da Caoa até 2013, quando Maciel Neto assumiu o cargo. No processo de transição, o fundador do grupo passou a ocupar o posto de presidente do Conselho Administrativo da empresa.
Ao longo de sua trajetória profissional, Andrade foi reconhecido com diversas premiações ligadas ao campo empresarial.
Entidades e personalidades lamentam a morte do empresário
Amigo de longa data do empresário, o advogado Sergio Bermudes afirmou que Carlos Alberto deixou a medicina, em Campina Grande, para tornar-se um “incomparável empresário”:
“Ele acreditava no Brasil. Sua viúva, seus filhos e equipe continuarão sua obra, cujos méritos visíveis e inegáveis são reconhecidos e proclamados nos meios automobilísticos e pela imprensa especializada do Brasil e do exterior”, declarou Bermudes em mensagem enviada ao GLOBO.
A marca sul-coreana Hyundai se solidarizou com a família e colaboradores do empresário.
Cezar Janikian, CEO do Banco Hyundai Brasil, declarou que o empresário foi um dos nomes mais importantes para o setor automobilístico do país. “Com atuação extraordinária, é um dos grandes responsáveis pela inserção da marca Hyundai no Brasil. Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos neste momento de extremo pesar”, afirmou em nota.
Entidades ligadas à indústria e ao setor automotivo lamentaram a morte do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade.
“Com atuação extraordinária, é um dos grandes responsáveis pela inserção da marca Hyundai no Brasil”CEZAR JANIKIANCEO do Banco Hyundai Brasil
A Anfavea, associação que representa as montadoras, recebeu “com profundo pesar” a notícia do falecimento do fundador e presidente do conselho da CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade.
“Dr. Carlos foi médico e um dos maiores empreendedores do país, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, uma das associadas da Anfavea, tais como Ford, Hyundai, Subaru e, mais recentemente, a Caoa Chery, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira.
A Anfavea envia seus pêsames para sua esposa, quatro filhos e para todos os funcionários das empresas do Grupo CAOA”, diz nota da entidade.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, destacou o espírito empreendedor do empresário.
“Perdemos hoje um grande brasileiro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, empresário com notável espírito empreendedor, inquieto e que nunca se furtou a enfrentar novos desafios. Deixa como legado uma valiosa contribuição ao país pelo exemplo de sua bem sucedida trajetória empresarial e os milhões de empregos que gerou ao longo da vida. Meus mais profundos sentimentos à família e aos amigos”, disse Skaf em nota.
O presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Ilídio dos Santos, afirmou que o fundador do Grupo Caoa ajudou o setor automotivo a se desenvolver no país.
“Profissional de uma visão empreendedora que auxiliou o setor a crescer no Brasil, o empresário paraibano deixou sua marca em todos os profissionais que atuam com veículos. A Fenauto presta, assim, uma singela homenagem a ele, manifestando, também, a todos os familiares e amigos o mais profundo pesar”, diz a nota.
O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, publicou em uma rede social que o empresário desenvolveu o mais importante e o mais moderno e equipado laboratório de testes de automóveis do Brasil. Uma das fábricas da Caoa está localizada em Goiás.
“Nossa profunda solidariedade e apoio à família, esposa, filhos e a todos os colaboradores do grupo Caoa em Goiás e no Brasil”, descreveu o político.
O presidente do PSDB de Goiás, José Eliton, também em uma rede social, lembrou os milhares de empregos diretos gerados no estado com o investimento de R$ 3 bilhões feito pelo Grupo Caoa, em 2007, na cidade de Anápolis, onde foi instalada a fábrica da montadora.
“O Dr. Carlos, como era mais conhecido, foi parceiro dos givernos do PSDB ao ter aceitado o nosso convite para investir na construção de uma das maiores e mais modernas montadoras do Brasil e da América do Sul”, escreveu.
Cezar Janikian, presidente do banco Hyundai Brasil, joint-venture do Santander Brasil com a Hyundai Capital, lembrou em nota que o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade foi um dos grandes responsáveis pela inserção da marca Hyundai no país, além de ser um dos nomes mais importantes para o setor automobilístico.
“O Banco Hyundai presta suas mais sinceras condolências à família e aos colaboradores de Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Como fundador da CAOA, nossa parceira desde o lançamento do Banco Hyundai no Brasil, Dr. Carlos foi um dos nomes mais importantes para o setor automobilístico do nosso país. Com atuação extraordinária, é um dos grandes responsáveis pela inserção da marca Hyundai no Brasil. Manifestamos nossos mais sinceros sentimentos neste momento de extremo pesar”.