CIANJUR, Indonésia (Reuters) – Muitas crianças morreram em um terremoto na Indonésia quando suas escolas desabaram, disseram autoridades nesta terça-feira, enquanto equipes de resgate buscavam resgatar pessoas presas nos escombros em uma cidade devastada na ilha de Java.
Centenas de pessoas ficaram feridas no terremoto de segunda-feira e as autoridades alertaram que o número de mortos provavelmente aumentará.
O terremoto raso de magnitude 5,6 atingiu as montanhas na província mais populosa da Indonésia, Java Ocidental, causando danos significativos à cidade de Cianjur e soterrando pelo menos um vilarejo.
Deslizamentos de terra e terrenos acidentados estavam dificultando os esforços de resgate, disse Henri Alfiandi, chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate (Basarnas).
“O desafio é que a área afetada está espalhada… Além disso, as estradas nessas vilas estão danificadas”, disse Alfiandi em entrevista coletiva, acrescentando que mais de 13.000 pessoas foram retiradas.
“Muitas das vítimas são crianças, porque às 13h elas ainda estavam na escola”, afirmou ele, referindo-se ao horário do terremoto.
O presidente Joko Widodo viajou para Cianjur na terça-feira para encorajar os socorristas.
“Minha instrução é priorizar a retirada das vítimas que ainda estão presas sob os escombros”, disse o presidente.