Nova York foi atingida por um terremoto de 4,8 graus na manhã desta sexta-feira (05/04). Na escala Richter, isso significa um tremor de terra que pode ser sentido pelas pessoas e danificar objetos devido a quedas, mas é considerado leve. Em comparação, o terremoto que destruiu prédios e deixou dez mortos em Taiwan na quarta-feira (03/04) teve magnitude de 7,4.
O terremoto ocorreu às 10h23 no horário local (11h23 no horário de Brasília). Nenhum dano ou ferimento significativo foi relatado até o momento. “Não temos informações neste momento sobre danos significativos (mas) continuamos a avaliar a situação”, escreveu Fabien Levy, porta-voz do prefeito de Nova York, Eric Adams, na rede X. “Estou bem”, assegurou a conta do emblemático Empire State Building.
O epicentro do terremoto foi em Nova Jersey, vizinha de Nova York, e o tremor pôde ser sentido até as cidades de Boston e Filadélfia. O fotógrafo brasileiro Giancarlo Almeida estava em Nova Jersey durante o tremor e conta sua experiência: “começamos a sentir a casa vibrando, as louças dentro do armário, aquela sensação de filme mesmo. É aterrorizante, porque eu nunca vivenciei essa situaçaão antes, e a gente fica sem entender o que está ocorrendo. Os tremores duraram cerca de 15 segundos”.
Na sede das Nações Unidas, as câmeras que filmavam a reunião do Conselho de Segurança sobre a crise humanitária em Gaza começaram a tremer.