David derrotou o capitão Alberto Neto com 54,59% dos votos válidos
David Almeida (Avante) foi reeleito prefeito de Manaus neste domingo (27/10), com mais de 576 mil votos. Ele derrotou o capitão Alberto Neto (PL) que teve 45,41% dos votos válidos. Durante a campanha e em toda sua gestão, David foi aclamado como prefeito do povo, Renato Junior como vice e o resultado foi dado pela população manauara nas urnas.
Após o resultado da apuração, David Almeida foi aclamado por mais de dez mil pessoas no Comitê Central, na zona Centro-Sul de Manaus, para a festa da vitória.
David Almeida foi enfático ao destacar que governa para todos, independentemente de ideologia ou grupo.
“A vocês todos, a Deus, a minha gratidão, ao povo de Manaus, a minha gratidão. Agora, acabou a eleição, vejam, o David é o prefeito, vai ser o prefeito de quem votou nele e de quem não votou nele. Vamos baixar as guardas, baixar as armas, pacificar a cidade. Eu sou o prefeito de quem pensa igual a mim, de quem pensa diferente de mim. Eu quero ser o prefeito de quem tem pensamentos de direita, de esquerda, de centro, do católico, do evangélico, de todos”, disse.
David venceu apesar de vários desafios no primeiro mandato. Ele enfrentou a pandemia, a maior enchente e seca da história de Manaus.
Durante a campanha, teve sua honra e a família atacada por notícias “fakes”, infundadas. Mas, a Justiça atuou com firmeza, e desmentiu muitas informações que tentavam confundir o eleitor.
Prefeito do povo
Ex-motorista e ex-feirante, David Almeida e Renato Junior, fazem gestão ao lado do povo de Manaus. Nascidos em bairro periférico, eles conhecem os desafios da população.
“Sabe quem é o prefeito? É um ex-motorista. Quem é o vice? É um ex-feirante! A favela venceu! De novo! E dessa forma, eu quero que agradecer. Agradeço a todos os partidos políticos que me apoiaram”, agradeceu.
Quem é David
David Antônio Abisai Pereira de Almeida foi criado no Morro da Liberdade, em Manaus. Bacharel em Direito pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra), David e cristão, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos. Em 2016 David Almeida foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Em 2017, foi governador interino do Amazonas.
Em 2020, David Almeida foi eleito prefeito de Manaus com 466.970 votos, tendo como vice na chapa, Marcos Rotta.
Como prefeito foi responsável pela vacinação e recuperação da cidade durante a crise de Covid-19, elevou Manaus da pior saúde básica do país para a nº 1 em saúde básica conforme o Previne Brasil, saindo de 40% de cobertura para 89%.
Reformou e construiu diversas UBSs, além de implantar as primeiras UBSs porte 4 da cidade. Tirou Manaus do 13º lugar na educação para a 5ª posição, reformando mais de 300 escolas, investindo na qualificação e valorização do professor. Quadriplicou a quantidade de ruas recapeadas na gestão anterior, com mais de 3 mil ruas, além da manutenção de outras vias.
Transformou duas ex-cracolândias nos pontos turísticos mais visitados como a Casa de Praia Zezinho Corrêa e o Mirante Lúcia Almeida, além de construir o maior parque linear denominado Gigantes da Floresta. Foi o prefeito que equipou, valorizou, ampliou e armou pela primeira vez a Guarda Municipal.
Transformou o Paço a Passo no maior evento de artes integradas do Norte do Brasil, valorizando artistas locais, além de regulamentar a Lei de Incentivo à Cultura de Manaus. Implantou o Prato do Povo com várias unidades em Manaus, combatendo a fome com refeições gratuitas.