Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma operação foi iniciada na manhã desta sexta-feira (1), que visa combater crimes praticados em propriedade intelectual, ou pirataria digital.
Nomeada ‘404’, a operação será coordenada em 12 estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. As ações e medidas judiciais serão executadas pelas polícias civis de cada estado.
A Operação 404 vem cumprindo nas primeiras horas desta sexta-feira, mais de 30 mandados de busca e apreensão, bloqueio e suspenção de sites piratas circulando online, e 100 aplicativos de streaming que atuam transmitindo ilegalmente. A eliminação de mecanismos de busca e remoção de páginas e perfis (fakes ou não) em redes sociais.
O nome da operação faz uma referência ao código de resposta do protocolo HTTP, que indica que uma página não foi encontrada na página de busca, ou que se encontra indisponível.