A Operação Vetus, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM) na manhã desta sexta-feira (4), teve 12 prisões de pessoas, até o momento não identificadas. A ação é fruto de um projeto feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sendo realizada em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
A delegada Andrea Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), informou que a operação englobou municípios do interior do Amazonas e ressaltou que as investigações começaram no mês de outubro.
“Essa operação não envolveu apenas a capital, mas também alguns municípios do interior. A investigação foi feita baseada em inúmeros registros de violência contra idosos. Iniciamos no dia 1° de outubro e finalizamos agora”, disse.
Segundo a delegada, a Operação Vetus terminou com 570 diligências, sendo 134 inquéritos policiais, 45 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO’s), 29 medidas protetivas e 12 prisões (seis no interior e seis na capital).
Municípios como Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Presidente Figueiredo, Coari, Nova Olinda do Norte, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Humaitá, Codajás, Benjamin Constant, Tefé e Fonte Boa receberam as diligências da Operação Vetus.
FONTE: PORTAL TUCUMÃ