
Em uma aparição que comoveu os fiéis, o Papa Francisco participou neste domingo (13) da celebração do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Aos 88 anos e ainda em recuperação de uma pneumonia severa, o pontífice surpreendeu ao marcar presença, apesar da saúde fragilizada.
Sem o auxílio de oxigênio e demonstrando sinais de leve melhora, Francisco cumprimentou a multidão com uma breve saudação, visivelmente emocionado: “Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”
A homilia da missa foi redigida pelo papa, mas lida pelo cardeal Leonardo Sandri, que presidiu a cerimônia. Na mensagem, Francisco agradeceu pelas orações recebidas e destacou a força espiritual que tem sentido durante este período de recuperação: “Neste momento de fraqueza física, elas me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus.”
O papa também fez um apelo pela paz mundial e pediu orações pelas vítimas de conflitos e tragédias em diversas partes do mundo, incluindo Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo, Mianmar e pelo recente desabamento de uma boate na República Dominicana.
Aparição surpresa antes da missa
Na quinta-feira (10), o pontífice já havia surpreendido ao visitar a Basílica de São Pedro. Na ocasião, foi visto em uma cadeira de rodas, com manta e oxigênio, abençoando fiéis e um bebê de um casal de turistas durante uma visita ao túmulo de São Pio X.
De acordo com a assessoria de imprensa do Vaticano, o passeio teve um efeito positivo: “O fato de estar em convalescença não significa que não possa sair. Ontem, fez um passeio e pediu para ser levado à basílica para rezar. Ficou feliz de sair e cumprimentar as pessoas.”
Embora tenha participado da celebração deste domingo, ainda não há confirmação oficial sobre a presença de Francisco nas demais cerimônias da Semana Santa. A decisão dependerá da evolução de seu quadro de saúde e das condições climáticas nos próximos dias.