A coordenadoria atua na Secretaria de Segurança e fornece assistência jurídica a todos os agentes de segurança do estado
A deputada Débora Menezes (PL), enviou indicação ao governador Wilson Lima, solicitando que a Coordenadoria de Proteção ao Policial, hoje implantada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) se torne lei e passe a ser definitiva. A pasta oferece assistência jurídica aos agentes de segurança em ocorrências criminais ou administrativas.
Segundo o texto, a indicação reconhece que a coordenadoria foi implantada pelo governo como forma de garantir a plena defesa aos policiais civis, militares, bombeiros militares, peritos e todo servidor que atue nos quadros efetivos do sistema de segurança. No entanto, solicita que mesmo com a troca de titulares da SSP-AM ou mudança de governador, a coordenadoria não seja extinta.
Para Débora Menezes, é necessário que o parlamento olhe com cuidado e trabalhe em prol dos agentes de segurança. Ela garantiu ainda que uma de suas bandeiras sempre foi a segurança pública e seus atos nos primeiros 15 dias de trabalho também foi para auxiliar os policiais.
“Nós precisamos trabalhar e defender quem arrisca a vida todos os dias para nos manter em segurança. É necessário que o policial quando sai de casa para operações, para o patrulhamento de rua, ele tenha certeza que se algo acontecer, alguma ocorrência inerente ao serviço policial, o estado estará lá por ele. Parabenizo o trabalho da coordenadoria e reafirmo meu compromisso com a causa e acredito que o governador Wilson Lima não vai se opor de atender minha indicação”, declarou.
Fotos: Hércules Andrade