O ex-presidente uruguaio José Mujica (foto), também conhecido como Pepe Mujica, de 89 anos, fez um discurso em tom de despedida no sábado, 19, em Montevidéu, e disse acreditar “estar perto de se retirar para o lugar de onde não se volta”.
Em abril, Mujica anunciou em uma entrevista coletiva que foi diagnosticado com um tumor no esôfago. Na ocasião, ele comparou a sua condição ao ceifador rondando sua cama, mas afirmou que continuará lutando enquanto puder.
Neste sábado, durante evento de encerramento da campanha de Yamandú Orsi, seu correligionário, o ex-presidente afirmou:
“Estou feliz. Sei que quando meus braços pararem de se mover, haverá milhares de outros braços me substituindo na luta. Estará Yamandú, estará o Pacha, haverá milhares e outros mais, braços jovens para seguir na luta contínua por um mundo melhor, luta à qual dediquei minha juventude.”
O ex-presidente uruguaio enfrenta obstáculos para realizar quimioterapia ou cirurgia devido à sua condição de saúde pré-existente. Há mais de 20 anos Mujica lida com uma doença imunológica que afeta seus rins.
Em seu discurso no sábado, ele afirmou que segue vivo graças aos cuidados de sua esposa, Lucía Topolansky, e de seus companheiros de partido.
Quem é Pepe Mujica?
José Alberto Mujica Cordano, Pepe Mujica, nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Descendente de bascos e de italianos, filho de pequenos agricultores. Em 1962 criou um grupo chamado União Nacional, que trabalhava junto ao Partido Socialista. Em seguida, ingressou no Movimento de Libertação Nacional –Tupamaros–, que desenvolvia ações militares.
Foi preso quatro vezes e fugiu duas vezes do Presídio de Punta Carretas. No total, passou quase quinze anos na prisão, onze dos quais num calabouço, como refém da ditadura. Saiu da prisão graças à anistia decretada em 1985.
Foi eleito deputado em 1994 e senador, em 1999. Em 2004, o seu grupo tornou-se majoritário dentro da Frente Ampla. Em 2005, foi designado ministro da Agricultura do governo Tabaré Vázquez.
Mujica foi eleito presidente em segundo turno em outubro de 2009, e tomou posse em março de 2010.