ITAPIRANGA-AM – O pescador Jorci Santos, de 38 anos, foi morto a golpes de terçado e facão pelo próprio irmão e o primo no município de Itapiranga, distante a ..quilômetros de Manaus.
O crime ocorreu durante uma briga familiar em uma residência na Rua Terra Nova, na noite de sexta-feira (26).
De acordo com o delegado da 38ª Delegacia Interativa de Itapiranga, Aldiney Nogueira, o homicídio foi praticado por Josiney Santos, de 48 anos, e José Manuel Amaral, de 48 anos. Ambos são irmão e primo do pescador assassinado.
Policiais civis e militares chefiados pelo delegado Aldiney Nogueira agiram rápido e conseguiram prender José Manuel na casa de uma filha.
Em depoimento, José Manuel confessou o crime e alegou legítima defesa de Josiney que estava sendo agredido pelo irmão pescador.
Ainda de acordo com José Manuel, o pescador teria furtado uma malhadeira.
“Segundo José Manuel, após o início de uma discussão entre os dois irmãos, que acabou se agravando para vias de fato, Josiney teria pedido ajuda ao flagranteado para que cessassem as agressões que Jorci praticava, pedindo que pegasse um terçado e desferisse um golpe nas costas da vítima, tendo José Manuel atendido a esse pedido da pessoa e acabou por desferir um violento golpe, dilacerando um dos braços da vítima, a qual caiu ao solo. Em seguida, José Manuel teria perguntado a Josiney se deveria continuar com as agressões, tendo este respondido que sim, tendo desferido outros golpes de facão na vítima, que veio a óbito ainda no local, sem que pudesse ser prestado Socorro”, explicou o delegado.
Já Josiney alegou inocência e afirmou que estava sendo agredido pela vítima, tendo sido constatado ferimento de natureza leve na região de suas costelas.
O delegado Aldiney Nogueira explicou que as alegações de legítima defesa, vai ser apurada de forma pormenorizada no curso do inquérito policial, embora inicialmente já se apresentem algumas contradições, pois na versão do primeiro flagranteado (José manuel) ele menciona que a vítima não estava em posse de nenhuma arma branca e já o flagranteado Josiney afirma que a vítima estaria de posse de uma faca.
Os dois autores do crime estão recolhidos na carceragem 38ª Delegacia Interativa de Itapiranga, onde permanecerão a disposição da Justiça,