MANAUS. O senador Plínio Valério (PSDB-AM) comemorou o anúncio feito pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes Freitas, de que o presidente Jair Bolsonaro lançou edital para repavimentação dos primeiros 52 quilômetros da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho.
Plínio disse que conversou com o ministro, e não há risco de novo embargo, como ocorreu em decisão do Tribunal Regional da 1* Região, no início do mês, aumentando a necessidade de licenciamento em novo trecho do chamado meião da rodovia.
No comunicado, o ministro Tarcísio informa que as obras de repavimentação desses primeiros 52 quilômetros acontecerá ainda esse ano. “Parabéns ao ministro Tarcísio, que mesmo com as dificuldades impostas pelo Ministério Público e órgãos ambientais, não desistiu de cumprir a promessa que nos fez, ano passado , de fazer a tão sonhada recuperação da BR-319 para nos tirar do isolamento. Já conversei com ele sobre a repavimentação desse primeiro trecho e agora estamos conversando com os procuradores para ver como agilizar o licenciamento dos outros trechos” disse Plínio Valério.
No comunicado sobre a publicação do Edital hoje no Diário Oficial da União, o ministro lembra que a BR-319 já foi toda pavimentada na década de 70.
“Isso afasta os argumentos de que danos ambientais seriam provocados pela recuperação asfáltica, já que não haverá necessidade de derrubada de novas árvores. Com apoio e planejamento da bancada começamos a superar o desafio”, declarou o ministro em sua conta no Twitter.