Fonte: redes sociais
A polêmica envolvendo o lançamento de uma candidatura do PT ao Governo do Amazonas nestas eleições ganhou um novo capítulo com contorno agora, de capítulos de novela e muita polêmica.
Após o lançamento da pré-candidatura de João Pedro por uma das alas do partido, agora é a vez do lançamento de outro candidato.
A bola da vez é nome de João Tayah, delegado de Polícia e nome ascendente dentro da legenda no Amazonas teve seu nome lançado por outra ala do partido nesta quarta-feira (23).
Que o Partido dos Trabalhadores é dividido no Amazonas não é nenhuma novidade, mas além disso agora virou motivo de polêmica, de disputa, e de capítulos como se fosse uma novela.
Primeiro foi o apoio a candidatura a reeleição de Omar Aziz ao Senado que foi forçada por Lula, mas é contestada pela grande maioria de filiados, apoiadores e simpatizantes no Amazonas. Praticamente ninguém quer o PT apoiando Omar.
Agora a polêmica é entorno de candidatura ao Governo.
As cúpulas nacional e regional não tinham intenção alguma de lançar candidato ao Governo, mas com Lula crescendo nas pesquisas e a possibilidade real de voltar a Presidência, o PT mudou de idéia e com ela as disputadas entre os grupos das principais lideranças do PT no Amazonas, uma comandada pelo deputado federal José Ricardo e outra pelo deputado Sinésio Campos.
João Tayah confirma a entrada na disputa, mas afirma que não foi iniciativa dele o lançamento de seu nome. “Não fui eu quero deixar bem claro, mas meu nome foi sim colocado pelos companheiros petistas”, esclareceu.
Muitos criticam a pré-candidatura de João Pedro, que apesar de ser um dos fundadores do partido no Amazonas, já não possui mais carisma e principalmente densidade eleitoral como antes, ao contrário de João Tayah, que é ala jovem, moderna, e renovada do PT no Estado.