A Polícia Civil de Eirunepé, no interior do Amazonas, impediu uma tentativa de fuga e rebelião na Delegacia de Eirunepé, de 31 presos na madrugada desta sexta – feira (3 de Janeiro 2020).
Os presos serraram as grades para chegarem as outras celas e tentar contra vidas de outros presos rivais e os guardas municipais que fazem a segurança da carceragem da delegacia de Eirunepé.
O Chefe de Polícia Civil Gonzaga Júnior explicou que policiais e agentes de apoio estavam monitorando os presos desde a noite de terça-feira (31/12/19), quando descobriram que havia a possibilidade de fugas e rebelião.
Na quinta-feira (02/01/2020), a segurança foi reforçada com policiais civis e equipe de Apoio Cães de Guerra – PC Eirunepé.
Por volta das 5h, os presos chegaram no corredor da delegacia, mas os presos não conseguiram êxito nas fugas e rebelião.
Segundo o Chefe de Polícia Civil, Gonzaga Júnior, os Políciais Civis e equipe de Apoio já estavam aguardando os detentos no local, onde foi preciso usar da Força e balas de borracha para que os mesmos se renderem e entregar suas armas ( facas e estiletes)
A carceragem do DIP de Eirunepé está superlotada, tem capacidade para 48 presos, mas está com 74 presos. Gonzaga diz que deste total, a maioria é condenado, ou seja, deveria estar em presídios. Sendo a maioria presos por homicídios, latrocínio e tráficos de drogas.