“Nos meus dezesseis anos de polícia, essa foi a primeira vez que atendi uma ocorrência dessas. Eu só pensava em chegar até as vítimas e encontra-las com vida. Mesmo sem os equipamentos ideais e sem ter preparo para esse tipo de ocorrência, a vontade e o desejo de salvar aquelas vidas, nos fez criar forças, quebrar aquela parede e conseguir nosso objetivo”. Essa declaração é do Tenente da Polícia Militar do Amazonas Eduardo Pinheiro, que na noite desta segunda-feira, juntamente com o Cabo Sheldon e Cabo Bruno Luís, ambos lotados na 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), salvaram a vida de um homem de 30 anos e uma mulher de 18 anos, vítimas de um incêndio a um estabelecimento comercial localizado no bairro Cidade de Deus, zona Leste da capital.
O oficial informou que por volta das 20h30, estavam em patrulhamento na avenida Nossa Senhora da Conceição, quando observaram populares gritando e pedindo ajuda. “Eu achei que se tratava de outro tipo de ocorrência, mas quando chegamos no local, já visualizamos as chamas e nos disseram que uma criança estava presa no banheiro. Nós conseguimos entrar e chegar até a cozinha, mas o fogo estava alto, tinha muita fumaça e o forro começou a derreter, por isso voltamos”, disse.
Pinheiro disse também, que a população tentava ajudar de todas as formas, utilizando extintores e tentando apagar o fogo, mas as chamas já tinham se alastrado. “Pelo lado de fora conseguimos identificar o basculante do banheiro, foi então que pedi marretas dos populares e iniciamos a quebra da parede. Feito o buraco, vimos que eles estavam jogados debaixo do chuveiro que estava ligado e a moça já estava desacordada. Conseguimos tirá-la e depois ele conseguiu sair e quando chegou do lado de fora, desmaiou”, declarou.
As vítimas, assim como o Oficial, que teve um ferimento profundo em uma das mãos no momento do resgate, foram imediatamente socorridas, colocadas dentro da viatura da Polícia Militar e encaminhadas ao Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, localizado na zona Leste. Pinheiro foi atendido, precisou pegar alguns pontos na mão e foi logo liberado. As outras duas vítimas permanecem internadas em observação.
Para o comandante do Comando de Policiamento de Área (CPA) Leste, Tenente Coronel Cledemir, a atitude dos policiais foi heroica e demonstra a vontade e o desejo de salvar vidas. “Os policiais estão de parabéns pela coragem que tiveram em não medir esforços para salvar a vida dessas duas pessoas. Foi um ato heroico e merece nosso respeito e reconhecimento. Servir, proteger e salvar vidas, isso não tem preço, essa é a Polícia Militar do Amazonas” concluiu.